Simples Nacional: Como regularizar débitos com a Receita Federal

Os contribuintes que são optantes do Simples Nacional têm a oportunidade de fazer o pagamento de débitos, antes que sejam iniciadas as ações fiscais.

A medida evita a cobrança de multa que pode chegar a até 225% e punição pelo crime de sonegação fiscal, visto que esses débitos estão relacionados à inconsistências nos valores de receitas brutas que não condizem com as notas fiscais emitidas pelas empresas.

No total, pelo menos 26.015 contribuintes optantes pelo Simples serão notificados por inconsistências nas declarações.

Para isso, a Receita Federal informou que está enviando mensagens aos responsáveis, para alertar sobre a necessidade de que a regularização seja feita o quanto antes, a fim de evitar penalidades.

Desta forma, todas as mensagens estão sendo encaminhadas por meio do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN). Esse procedimento acontece até o dia 11.

Como regularizar? 

Para saber se a sua empresa precisa pagar algum valor em aberto, basta acessar o Portal do Simples Nacional, através do certificado digital ou código de acesso.

Se houver, constará uma mensagem contendo informações sobre o demonstrativo das divergências e as instruções para que sejam feitas as devidas correções.

Assim, o contribuinte deverá efetuar a retificação das declarações no PGDAS-D, informando as receitas brutas em sua totalidade.

Depois disso, é possível efetuar o pagamento dos valores que são devidos à vista por meio da guia DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) que também pode ser gerado no PGDAS – D.

Além disso, ainda há a opção de parcelamento que deve ser feito no próprio Portal do Simples Nacional.

Então, se você optar pelo parcelamento é necessário escolher a opção “parcelamento simples nacional” no Portal do Simples ou ainda, por meio do Portal e-CAC.

Para tirar todas as dúvidas do contribuinte, também foi disponibilizado o Manual do Parcelamento.

Prazo de Regularização

Foi dado um prazo de 90 dias contados a partir da ciência da notificação, para que os responsáveis façam a retificação das declarações.

O processo deve ser feito por meio do site, não havendo necessidade de comparecimento nas secretarias da Receita.

fonte:https://www.jornalcontabil.com.br/simples-nacional-como-regularizar-debitos-com-a-receita-federal/